segunda-feira, agosto 28, 2006

V: Agape?...

Os gregos antigos eram, entre outras coisas, conhecidos pela grande objectividade de conceitos que o seu léxico apresentava bem como pela grandeza do mesmo.
Um dos aspectos interessantes surgia no facto de para a nossa palavra amor terem vários termos, que utilizavam para diferentes conceitos. entre esses conceitos surge o de agapé.
Este refere-se a um tipo de amor que na liguagem corrente grega praticamente não era utilizada, mas que a cultura greco-cristã adoptou como uma nova forma de amor mais completo e que completa, o qual podendo incluir o eros ou o philia (amor de amizade) vai muito mais longe que esses conceitos.


"We must love one another or die."
Morris S. Schwartz em "Tuesdays with Morrie", de Mitch Albom publicado em 1997

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na realidade, Fernando, aplaudo a tua lembraça da palavra Agapé... Mas, fazendo esta, parte das Quatro palavras gregas para Amor ("The Four Loves")- Agapé, Eros, Philia e Storge; não posso deixar de te dizer que definir Philia como "amor de amizade" e não referir Eros como "amor passional, repleto de desejo sensual", é, no mínimo, encobrir uma face de voluptuosidade que é possível existir no Amor e que o transforma em "Erotas" (amor romântico)... sem que nunca deixe de ser, sumptuosamente... Agapé!

12:29 da tarde  
Blogger Silvia Leao said...

Agape é o amor que faz falta ao mundo...

1:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home