segunda-feira, dezembro 11, 2006

IX: Tróias (2ª parte)

No emprego sempre mais do mesmo: os olhares invejosos que cada vez eram mais capazes de fissurar as suas muralhas defensivas. Andando pelos corredores sentia o seu isolamento cercado pela inveja do seu sucesso que, embora todos lhe reconhecessem, ela ainda não encontrara. Chegou ao seu escritório. Ali envolvida pelos vidros tornados paredes envoltas pelos pequenos estores que filtravam os olhares, sentia-se um animal de zoo. Aquele era o seu local fisicamente inalcansável, mas sempre acessível aos olhares invejosos que se transformavam em certeiras setas de Páris. Ali nasciam todas as suas ideias, todos os seus projectos. Naquele local, produtos comercialmente incapazes eram transformados em ouro pelo seu toque. Todos os dias fazia magia, todos os dias era olhada com ferocidade e com reconhecimento.
Hoje não era diferente, a nova campanha corria de feição. Todo o projecto estava montado de forma verdadeiramente eficiente e apelativa. Helena iria brilhar novamente. Pegando em todo o material da apresentação, Helena dirigiu-se para a sala de reuniões. Durante o percurso, sempre os olhares para os quais Helena já não respondia.
Chegou à sala de reuniões. Envolvendo a grande mesa de vidro fosco encontravam-se os seus chefes e os novos clientes. A ideia era conseguir fazer uma campanha capaz de impor a venda de uma nova linha de champôs dois em um, num mercado demasiado sobrecarregado de tais produtos. Para tal tarefa só poderia ser escolhida a melhor e essa era Helena.
A apresentação, com toda a sua energia, vigor e singularidade, adocicada com uma pitada de politicamente incorrecto, conquistou a audiência. O êxito estava novamente garantido. Helena triunfara.
No fim, após os cumprimentos e a troca habitual de impressões, Helena regressou ao seu castelo. A sua máscara de sorrisos e boa disposição poderia ser finalmente posta de lado. O dia foi correndo, sem novidades. O almoço foi como sempre no café ao lado da companhia. Enquanto comeu folheou lenta e desinteressadamente uma revista de moda. A nova estação chegava com a sua colecção e era altura de procurar as novidades para substituir o guarda-roupa. Voltou novamente ao mesmo trabalho de sempre mas hoje não teria de criar novas campanhas.